Você Sabia? – Friends | Série Maníacos

Como grande fã de Friends que somos, não pude resistir de postar aqui um post do Série Maníacos muito legal com várias curiosidades sobre a série, e quem é fã vai adorar ler tudo isso :)




Você Sabia? – Friends | Série Maníacos:

Friends foi uma das séries mais bem sucedidas da TV americana. Durante 10 temporadas, os amigos Rachel, Mônica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross emocionaram e divertiram seus fãs. Mesmo após tantos anos desde o seu fim, ainda são muitos aqueles que se consideram viúvos da série. Vamos então conhecer as curiosidades dela. Pergunto-lhe: Você Sabia…

… que o nome da série seria outro?
Foi complicado. Inicialmente, David Crane e Marta Kauffman intitularam o projeto de Insomnia Cafe. Após a NBC comprar o projeto, o nome foi alterado para Friends Like Us. No entanto, novamente a pedido da emissora, a série foi renomeada para Six of One. Felizmente, ao fim das discussões em torno do nome, roteiristas e produtores optaram por deixar somente a palavra Friends.
… que a abertura original da série era completamente diferente?
Deve ser difícil para qualquer fã de Friends não relacionar automaticamente a música “I’ll Be There for You” à série. No entanto, a idéia original dos criadores era pôr para tocar a música “Shiny Happy People”, da banda REM, enquanto imagens de Nova York e de cenas da série eram exibidas. Até mesmo as letras dos créditos eram diferentes. Se quiser conferir a tal abertura alternativa de Friends, clique aqui.
… que o formato dos títulos dos episódios deve-se a um problema de pós-produção?
Os criadores da série só foram notar que devido ao formato dos créditos de abertura não seria possível colocar o nome dos episódios. Assim sendo, optaram pelo termo “The One with/where” que daria um ar mais amigável e carinhoso a cada episódio, como cada história entre amigos deveria ser.
… que a abertura da série foi filmada no rancho da Warner Bros?
As cenas da abertura da série, com os atores vestidos de preto e branco pulando dentro de uma fonte, foram filmadas no Rancho Warner Bros às 4 da manhã, num dia frio. O sofá do Central Perk foi levado ao local num caminhão da produção.
… que Courteney Cox interpretaria outra personagem?
A atriz, famosa até hoje pelo papel de Mônica na série, foi convidada inicialmente para ser a Rachel. Outra atriz que foi cogitada para o papel de Rachel, antes de ficar definitivamente nas mãos de Jennifer Aniston, foi Téa Leoni (The Naked Truth). No caso da personagem Mônica, as atrizes Jami Gertz eJaneane Garofalo (24) chegaram a ter o papel oferecido, mas recusaram por motivos diversos. A atriz Leah Remini também disputou o papel de Mônica. Courteney Cox depois de ter acesso às falas da personagem Mônica, solicitou a troca dos papéis, tendo seu pedido atendido.
… que Two and a Half Men tem vínculos com Friends?
Os dois principais personagens da famosa série da CBS, Charlie Sheen e Jon Cryer, fazem parte da história da saudosa série da NBC. Sheen participou da série no papel de Ryan, um marinheiro apaixonado por Phoebe, e Cryer foi um dos atores convidados para interpretar Chandler, o qual ele recusou.
… que um famoso diretor de cinema poderia ter ficado com o papel de Chandler?
O diretor e ator Jon Favreau, mais conhecido atualmente por dirigir a franquia Homem de Ferro, chegou a atuar na série no papel de Peter, um milionário que namorou Mônica. Contudo, quando os atores principais da série ainda estavam sendo selecionados, Favreau recebeu o convite para interpretar Chandler, papel que ele acabou recusando.
… que Matt LeBlanc era um ator pouco afortunado antes da série?
Parece até ironia, se levarmos em conta a história do próprio personagem Joey. Na época da escolha do elenco da série, o ator chegou a fazer o teste com apenas 11 dólares no bolso. A situação de Matt LeBlanc era tão difícil, que uma das primeiras coisas que fez ao receber seu salário inicial de 22 mil e 500 dólares foi comprar comida.
… que o elenco da série chegou a receber o maior salário da história da TV?
Em suas últimas temporadas, cada um dos atores de Friends recebia em salários 1 milhão de dólares por episódio, excluindo outros valores adicionais contidos em seus contratos. Interessante notar que a revisão dos salários ao fim do período padrão dos contratos era feita sempre em conjunto, de forma que todos os seis, por comum acordo, recebessem sempre a mesma quantia, algo até então incomum no ramo.
… que os números dos apartamentos mudaram durante a 1ª temporada?
Nos episódios iniciais da série, os números dos apartamentos de Chandler/Joey e Mônica/Rachel eram, respectivamente, 4 e 5. Como esses números ficam no térreo de prédios, não faria sentido algum com a localização dos andares dos personagens. Assim sendo, os números acabaram sendo alterados para 19 e 20 pelo resto da série.
… que Friends teve um crossover muito bizarro?
A personagem Phoebe Buffay possui na série uma irmã gêmea chamada Ursula. Acontece que Ursula Buffay era o nome de uma garçonete na série “Mad About You”, onde Lisa Kudrow atuava antes de Friends. O curto e estranho crossover ocorreu quando as atrizes Helen Hunt e Leila Kenzle, personagens principais da outra série, adentraram o Central Perk, confundindo Phoebe com Ursula.
… que existe um paleontologista chamado Dr. David R. Schwimmer?
Na série, o Dr. Ross Geller trabalha na Universidade Estadual de Columbus. Coincidentemente, nesta mesma universidade, no departamento de paleontologia, existe um Dr. David R. Schwimmer, xará do ator David Schwimmer, que interpreta o personagem.
… que Bruce Willis voltou a participar da série por causa de uma aposta?
Bruce Willis já havia participado de Friends no papel de Paul Stevens, pai da namorada de Ross. Contudo, Matthew Perry fez uma aposta com o astro da franquia “Duro de Matar” durante as gravações do filme The Whole Nine Yards (Meu Vizinho Mafioso), onde os dois contracenaram juntos. Como Willis perdeu a aposta, ele teve que retornar a participar da série, só que dessa vez de graça.
… que a novela onde Joey trabalhava na série é real?
A telenovela Days of Our Lives está em exibição até os dias atuais pelo canal NBC. Na série, Joey participou da novela no papel do Dr. Drake Ramoray.
… que o personagem Chandler ia ser gay?
No projeto original das características dos personagens, Chandler era gay. No entanto, os criadores da série mudaram de idéia após terem escolhido Matthew Perry para o papel. Mesmo assim as piadas em torno da sexualidade do personagem foram (corretamente) mantidas.
… que Friends foi uma das séries com mais participações especiais?
Ao longo de suas 10 temporadas, Friends teve mais de 50 participações especiais. Algumas delas bastante famosas e outras de “ilustres desconhecidos”. Entre tantos, tivemos gente como George Clooney, Susan Sarandon, Julia Roberts, Reese Witherspoon, Robin Williams, Sean Penn, Charlton Heston, Helen Hunt, Alec Baldwin, Ellen Pompeo, Christina Applegate, Hugh Laurie, Jason Alexander, Tom Selleck e Noah Wyle.
… que Lisa Kudrow estava grávida no mesmo período que sua personagem?
Na série, Phoebe ficou grávida dos seus sobrinhos trigêmeos. Na vida real, Lisa estava grávida do seu filho Julian Murray. O detalhe é que a barriga que Phoebe ostentava na série era verdadeira. Uma curiosidade bizarra é que Lisa Kudrow sempre afirmou que casou virgem. Ela tinha 31 anos na época do seu casamento com Michel Stern, pai do seu único filho.
… que Monica e Chandler não iam ser um casal na série?
Na mente dos criadores, o casal perfeito seria Mônica e Joey (!). No entanto, após perceberem como o público havia reagido muito bem a paixão de Chandler por Monica, o destino dos dois terminou sendo selado.
… que o ator que interpretava Gunther era garçom na vida real?
James Michael Tyler, o Gunther, trabalhava como garçom num estabelecimento que vendia café em Hollywood até ingressar em Friends. Mesmo após ter assumido o papel de Gunther, ele continuou em sua profissão de garçom durante as 4 primeiras temporadas da série.
… que os astros de Friends se tornaram amigos?
Após 10 anos no papel de grandes amigos, os atores compartilharam de uma amizade que muitos deles chegaram a descrever como uma “segunda família”. Jennifer Aniston chegou até mesmo a ser a madrinha da filha de Courteney Cox e David Arquette, Coco.
… como Friends foi descrita a direção da NBC?
Nos argumentos dados pelos criadores da série, a série foi descrita da seguinte forma: “É sobre sexo, amor, relacionamentos, carreira, um momento em sua vida quando tudo é possível. E é sobre amizade, porque quando você é solteiro e em uma cidade, seus amigos são sua família.”
… que existem cópias fiéis do Central Perk pelo mundo?
Ao todo, são mais de 50 Central Perk localizados em mais 40 países. Todos eles são cópias fiéis do local onde o grupo de amigos se reunia para conversar e, claro, tomar café.
… que Friends nunca foi filmada em Nova York?
Mesmo se tratando de 6 amigos que viviam na maior cidade dos EUA, nenhum dos episódios da série realmente teve filmagens na metrópole. As cidades que comportaram as gravações da série foram Burbank, Londres e Las Vegas.
… que a série mudou profundamente os EUA?
O impacto cultural de Friends é algo quase único. Desde a “frase-cantada” de Joey, que se tornou uma forma de cumprimento muito comum entre pessoas, até a mudança da estrutura de frases, com usos de certos tipos de adjetivos em detrimento de outros, Friends deixou sua marca. Não podemos esquecer também que o corte do cabelo de Rachel foi um dos mais copiados durante a década de 90 e o início do novo século.
… que Friends recebeu 66 prêmios até seu fim?
Foram 152 nomeações no total. Dessas, a série venceu 7 Emmys, 1 Golden Globe e 2 SAG Awards e mais 56 prêmios.
… que o episódio final da série se tornou histórico?
Até hoje, o Series Finale de Friends detém o 4º lugar no ranking dos finais de séries mais vistos na história da TV americana, tendo feito 52,5 milhões de telespectadores. Foi um evento tão importante, que um comercial de 30 segundos chegou a custar 2 milhões de dólares (os de Seinfeld custaram 1,7 milhão). Naquele ano, o episódio final da série só perdeu em audiência para o Super Bowl. Os três primeiros colocados em audiência, na ordem, são: M*A*S*H (105 milhões), Cheers (80,4 milhões) e Seinfeld (76,2 milhões).
… que várias cenas da Season Finale foram filmadas sem platéia?
Inicialmente, as filmagens ainda contavam com o público, como havia sido durante toda a série. Só que como durante as cenas mais tocantes do episódio, era possível escutar o choro do público nos microfones do estúdio, a produção resolveu gravar as cenas mais “emocionais” em circuito fechado.
… que para muitos críticos Friends marcou o fim da era do sitcom?
Após a exibição do seu episódio final, muito se especulou sobre qual seria o destino da programação americana. O gênero do sitcom chegou a ser considerado tão arriscado que vários canais optaram por não mais exibir séries nesse formato.

'via Blog this'

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.